Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Morreu Fernando de la Rúa, antigo presidente da Argentina

O homem tinha sido hospitalizado, em estado grave, esta segunda-feira.

Morreu Fernando de la Rúa, antigo presidente da Argentina
Notícias ao Minuto

12:20 - 09/07/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Luto

O antigo presidente argentino Fernando de la Rúa morreu esta terça-feira, aos 81 anos, num hospital na cidade de Escobar, na província de Buenos Aires.

O homem tinha sido hospitalizado em estado grave, esta segunda-feira, com problemas cardíacos e renais.

"Lamento a morte do ex-Presidente Fernando de la Rúa. O seu percurso democrático merece o reconhecimento de todos os argentinos. Os nossos pensamentos estão com a família neste momento", afirmou Maurício Macri na rede social Twitter.

Fernando de la Rúa foi eleito presidente da Argentina em 1999, sucedendo a Carlos Menem. Em 2001, contudo, renunciou ao cargo depois de o país entrar numa das maiores crises da sua história. 

Os problemas cardíacos de Fernando de la Rua já eram conhecidos, já que, em 2018, foi submetido a uma angioplastia depois de um enfarte do miocárdio e, em 2014, a uma outra por obstrução das artérias.

Nascido em Córdoba em 15 de novembro de 1937, de la Rúa licenciou-se em Direito aos 21 anos e assumiu o cargo de senador pela União Cívica Radical em 1973.

Nesse mesmo ano foi candidato à vice-presidência da República, mas foi derrotado por Juan Domingo Perón.

O antigo Presidente foi deputado até 1976, quando um golpe de Estado liderado por militares desencadeou a última ditadura argentina, que se prolongou até 1983.

A sua carreira chegou ao ponto mais alto dos cargos da nação em 10 de dezembro de 1999, quando foi eleito Presidente do país, depois de Carlos Menem (1989-1999) para um mandato de quatro anos.

No entanto, no final de 2001, de la Rúa acabou por renunciar no meio de uma crise financeira que provocou revoltas nas ruas e levou o então Presidente a abandonar a Casa do Governo de helicóptero, numa imagem que deu a volta ao mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório