Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Polícia australiana admite ter feito espionagem a jornalistas

A polícia australiana admitiu hoje ter feito espionagem a jornalistas entre julho de 2017 e junho de 2018, depois de há quarto anos ter sido aprovada uma polémica reforma relativa ao direito de privacidade dos cidadãos.

Polícia australiana admite ter feito espionagem a jornalistas
Notícias ao Minuto

06:41 - 09/07/19 por Lusa

Mundo Polémica

De acordo com documentos publicados hoje por vários meios de comunicação locais, as autoridades utilizaram em 58 ocasiões os metadados recolhidos de dois jornalistas durante o período mencionado.

As forças de segurança admitiram que investigaram estes dois jornalistas e que obtiveram legalmente o acesso a informações dos jornalistas, que não foram identificados, informou a televisão estatal ABC.

Em 2015, através de uma reforma legislativa, passou a ser obrigatório as empresas de telecomunicações manterem, durante dois anos, registos de chamadas telefónicas e endereços IP, entre outros metadados dos utilizadores.

Os principais meios de comunicação australianos denunciaram que esses registos são um ataque contra a liberdade de imprensa e exigem que eles terminem.

A revelação da espionagem aos jornalistas acontece num momento de tensão entre os media e as autoridades australianas.

Em junho, a polícia realizou uma busca de oito horas na sede da ABC como resultado da divulgação de documentos secretos ligados a supostos excessos dos militares enviados ao Afeganistão.

A Austrália também tem desde 2014 uma série de leis que criminalizam a divulgação de informações ligadas aos interesses do Estado, criminalizam novos crimes de espionagem e permitem o acesso aos metadados dos cidadãos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório