Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos nove mortos em dois ataques na capital da Somália

Pelo menos nove pessoas, incluindo quatro polícias e dois civis, morreram hoje em dois ataques do grupo 'jihadista' Al Shebab, na capital da Somália, Mogadíscio, segundo fontes policiais citadas pelas agências noticiosas internacionais.

Pelo menos nove mortos em dois ataques na capital da Somália
Notícias ao Minuto

13:13 - 08/07/19 por Lusa

Mundo Al-Shebab

O primeiro ataque correu na proximidade do hospital de Digfer, no distrito de Hodan (a noroeste da capital), onde um carro armadilhado rebentou num posto de controlo policial, causando a morte do condutor e de um agente e ferimentos em mais duas pessoas, incluindo o chefe da Agência Nacional de Informações e Segurança (NISA) da Somália.

Quase em simultâneo e próximo desse lugar, vários elementos do grupo 'jihadista' dispararam contra outro posto de controlo das forças de segurança.

Como resultado do tiroteio, três agentes, dois atacantes e dois civis morreram, confirmou a polícia, citada pela agência EFE.

Na sequência dos ataques, as ruas que conduzem a locais estratégicos como a residência oficial do Presidente somali ou ao aeroporto de Mogadíscio, estão encerradas.

O grupo Al Shebab, que aderiu formalmente à Al-Qaida em 2012, controla parte do centro e sul da Somália e aspira a instaurar um Estado islâmico no país.

A Somália vive em guerra desde 1991, na sequência da deposição do ditador Mohamed Siad Barre, que deixou o país sem Governo efetivo e nas mãos de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e grupos de criminosos armados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório