Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Sudão: Conselho Militar será dissolvido

O chefe do Conselho Militar do Sudão, Abdel-Fattah Burhan, anunciou hoje que este órgão, que tem governado o país, será dissolvido depois da formação do conselho soberano rotativo entre militares e civis no país.

Sudão: Conselho Militar será dissolvido
Notícias ao Minuto

13:05 - 08/07/19 por Lusa

Mundo Militares

Os líderes militares e os líderes do movimento de contestação chegaram a acordo na semana passada. As duas partes acordaram estabelecer "um conselho soberano rotativo entre militares e civis, por um período de três anos ou um pouco mais", anunciou, em conferência de imprensa, na sexta-feira, o mediador da União Africana (UA), Mohamed Hassan Lebatt.

Citado pela agência Associated Press, Burhan disse no domingo que um líder militar liderará o país nos primeiros 21 meses, seguido por um líder civil para os próximos 18 meses.

"Os militares estão em conversações com a Força para a Declaração de Liberdade e Mudança, que representa o movimento de protesto, para decidir os candidatos para o conselho soberano", acrescenta.

O Conselho Soberano é o órgão que deve supervisionar o período de transição política no país.

O Sudão é governado por um Conselho Militar desde o golpe de Estado que afastou do poder o Presidente Omar al-Bashir, em abril de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório