Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Depois do comediante presidente, estrela de rock vai a votos na Ucrânia

O vocalista de uma popular banda do país está entre os candidatos às eleições legislativas do próximo dia 21.

Depois do comediante presidente, estrela de rock vai a votos na Ucrânia
Notícias ao Minuto

11:35 - 08/07/19 por Fábio Nunes

Mundo Ucrânia

Volodymyr Zelenskiy venceu de forma esmagadora as presidenciais ucranianas de abril. Sem ter experiência política anterior, o comediante ascendeu ao poder num país que procurava uma mudança face aos partidos políticos tradicionais e que queria um novo rumo.

Ora, Sviatoslav Vakarchuk pode dar continuidade ao que aconteceu nas eleições presidenciais. A estrela rock, vocalista da banda Okean Elzy, está na corrida às eleições legislativas que vão decorrer no dia 21 deste mês.

Em maio lançou o seu próprio partido, o Golos (Voz em português) e tem viajado pelo país numa campanha algo diferente do habitual, já que por vezes os comícios de Vakarchuk acontecem no mesmo palco onde minutos depois a banda Okean Elzy toca.

Entre as promessas do seu partido constam alterações profundas no sistema de justiça, travar o crescimento dos oligarcas, o combate à corrupção e à pobreza.

Tanto Zelenskiy como Vakarchuk vieram baralhar a habitual conotação política de direita, esquerda ou centro. Têm estilos parecidos e ambos já eram famosos entre a população da Ucrânia antes de entrarem no mundo da política. Outro ponto em comum é que tanto Zelenksiy como Vakarchuk querem continuar a ‘empurrar’ a Ucrânia na direção do Ocidente, afastando-a da influência Rússia.

Com tanta coisa em comum, não é de descartar nesta altura a possibilidade de uma coligação futura entre os seus partidos. As sondagens mais recentes apontam para a vitória do partido Servo do Povo, o partido do presidente Zelenskiy. O Golos de Vakarchuk surge em terceiro, o que o torna numa eventual hipótese para uma coligação caso o Servo do Povo não consiga a maioria absoluta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório