Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

União Europeia apoia programas regionais para 6 países da Ásia Central

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, apresentou hoje vários programas regionais, dotados de 72 milhões de euros, dirigidos a seis países de Ásia Central, para promover medidas ao nível do meio ambiente, educação, energia e igualdade de género.

União Europeia apoia programas regionais para 6 países da Ásia Central
Notícias ao Minuto

12:50 - 07/07/19 por Lusa

Mundo Federica Mogherini

A divulgação deste conjunto de medidas foi feita por Mogherini na reunião ministerial entre a União Europeia (UE) e Ásia Central, em Biskek, na capital do Quirguistão, no quadro da implementação da nova estratégia comunitária para a região, adotada em junho último.

Os programas regionais são dirigidos ao Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão e Afeganistão, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Os 72 milhões de euros alocados aos programas somam-se aos mais de 1.000 milhões de euros já dados pela UE em ajuda bilateral e regional à Ásia Central para o período 2014-2020, sendo que servirão para apoiar medidas nas áreas do meio ambiente, da luta contra alterações climáticas, consumo e produção sustentáveis, energia, igualdade de género, luta contra o terrorismo e da educação.

A UE investirá, em concreto, 20 milhões de euros numa nova fábrica hidroelétrica no Tajiquistão, dois milhões no empoderamento económico das mulheres na região, especialmente as afegãs, 36 milhões no setor de educação no Quirguistão e quase 14 milhões no crescimento sustentável inclusivo.

Além disso, a UE está a preparar outros programas nas áreas do desenvolvimento sustentável no Uzbequistão, no comércio inter-regional, na saúde e na luta contra o terrorismo através de ajuda tecnológica.

"A dinâmica regional positiva na Ásia Central e a procura de uma cooperação mais estreita com a UE é uma oportunidade importante para uma aliança mais próxima e mais forte", disse Mogherini, citada no comunicado da Comissão Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório