Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Porta-voz da agência de desastres na Indonésia morre aos 49 anos

O porta-voz da agência de desastres da Indonésia, um homem respeitado no país por informar com rapidez a população sobre os frequentes desastres naturais que atingem o arquipélago, morreu hoje aos 49 anos.

Porta-voz da agência de desastres na Indonésia morre aos 49 anos
Notícias ao Minuto

06:34 - 07/07/19 por Lusa

Mundo Indonésia

A Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPN) informou que Sutopo Purwo Nugroho morreu esta manhã em Guangzhou, no sul da China, onde estava a receber tratamento médico desde junho.

"Todos lamentamos a perda de Sutopo. A figura mais importante na divulgação de informações sobre desastres na Indonésia", afirmou a agência, em comunicado.

Sutopo revelou, no início de 2018, que lhe tinha sido diagnosticado um cancro do pulmão. O ano tornar-se-ia um dos mais mortíferos na sequência de fenómenos naturais no país, registando mais de 3.000 mortos, sobretudo nas ilhas de Java e Lombok.

O porta-voz da BNPN era o rosto público de milhares de pessoas envolvidas nos esforços de busca, resgate e ajuda humanitária e carinhosamente conhecido como "Pak Topo", um apelido que combinava abreviaturas do seu nome e da palavra indonésia para "senhor".

A vasta experiência em comunicação rendeu-lhe prémios na Indonésia e em toda a região.

Nugroho nasceu na cidade de Boyolali, no centro de Java, a 07 de outubro de 1969.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório