Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sucessor de May. Militantes começam a receber boletins para votar

A maioria dos 160.000 militantes do partido Conservador vai começar hoje a receber os boletins para escolher entre Boris Johnson ou Jeremy Hunt como novo líder, o qual também vai suceder Theresa May à frente do governo britânico.

Sucessor de May. Militantes começam a receber boletins para votar
Notícias ao Minuto

09:21 - 06/07/19 por Lusa

Mundo Eleições

A distribuição do correio feita ao sábado no Reino Unido vai garantir que muitos dos conservadores possam tomar a decisão durante o fim de semana e devolver o voto postal no envelope com porte pago nos próximos dias, embora tenham mais duas semanas para o fazer.

O boletim de voto tem de chegar aos serviços do partido até às 17:00 de 22 de julho (mesma hora em Lisboa) para ser contabilizado, sendo o vencedor anunciado no dia seguinte.

Uma sondagem feita pelo portal Conservative Home publicada na sexta-feira feita entre cerca de 1.500 leitores dava a Boris Johnson uma larga vantagem, com 67% das preferências de voto, contra 29% de Jeremy Hunt.

Antes, a empresa Survation tinha apontado para um estreitamento da diferença nas intenções de voto entre os dois candidatos após uma discussão conjugal entre Johnson e a namorada que foi noticiada na imprensa.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson é favorecido pelos conservadores eurocéticos por ter sido um dos principais críticos de Theresa May e do seu plano para o 'Brexit' desde a demissão do cargo, no ano passado.

Antes de ter sido 'Mayor' de Londres durante dois mandatos, entre 2008 e 2016, já era uma personalidade reconhecida pelas participações em programas televisivos, mas ganhou ainda mais destaque como uma das caras da campanha pela saída da União Europeia (UE) no referendo de 2016.

Já o atualmente chefe da diplomacia britânica, Jeremy Hunt, tem-se destacado por ser um membro constante dos governos conservadores desde 2010, primeiro responsável pela pasta da Cultura e depois da Saúde, tendo substituído Johnson em 2018.

Hunt fez campanha contra a saída da UE, mas atualmente defende a aplicação do 'Brexit' e tem invocado a sua competência em várias áreas para argumentar ter melhor capacidade de negociar alterações ao acordo de saída que foi chumbado pelo parlamento.

Theresa May renunciou à liderança do partido Conservador a 07 de junho devido às dificuldades em fazer aprovar o acordo de saída que concluiu com Bruxelas em novembro, mas continua como chefe de governo até ao anúncio do sucessor.

A 24 de julho, a primeira-ministra britânica deverá participar na última sessão de respostas aos deputados na Câmara dos Comuns, seguindo-se a demissão junto da rainha Isabel II, que nomeará o líder do partido com maioria no parlamento para chefiar o governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório