Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Xanana critica "poderosos" que violam direitos cívicos

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, criticou no Fórum da Democracia em Bali, que hoje terminou, os "poderosos" que violam os direitos cívicos dos cidadãos e considerou "imoral" o uso da tecnologia para obtenção de vantagens económicas.

Xanana critica "poderosos" que violam direitos cívicos
Notícias ao Minuto

11:14 - 08/11/13 por Lusa

Mundo Escutas

"Vemos também como os líderes de democracias orgulhosas não fazem um esforço por trabalhar juntos em prol de um futuro melhor, preferindo apelar ao lado mais feio da natureza humana e cair num padrão insensato de negativismo, partidarismo e conflito que chega a colocar em risco a estabilidade internacional", afirmou Xanana Gusmão, no discurso proferido na ilha indonésia de Bali.

Timor-Leste chamou esta semana os encarregados de negócios da embaixada dos Estados Unidos e da Austrália, depois de no passado dia 30, um especialista australiano em informações afirmar que a Austrália espiou em vários países da região, para depois partilhar a informação obtida com os Estados Unidos.

A Austrália integra há décadas o acordo secreto dos "Five Eyes" (Cinco Olhos), ao qual pertencem os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá e a Nova Zelândia para partilharem informação e evitar a espionagem entre eles.

"Mas quando se fala de direitos cívicos, os quais são impostos para cumprimento nas novas democracias ou a países em processos de transição, são os poderosos que violam sem pudor os direitos cívicos não só dos seus cidadãos mas, mais escandalosamente, de cidadãos de outros países", disse Xanana Gusmão.

Para Xanana Gusmão, ou se está perante uma "exacerbada desconfiança onde toda a gente é potencial inimigo ou a testemunhar a fraudulenta utilização da tecnologia para obtenção de vantagens económicas sobre os outros, o que é ainda mais imoral".

"Eu diria, com respeito pelas opiniões contrárias, que ambos os factos estão na origem desta falta de ética, desta falta de valores de justeza, desta falta de princípios de igualdade, em termos de direitos e obrigações", acrescentou.

Esta semana, Timor-Leste anunciou também que vai apoiar o projeto de resolução apresentado pelo Brasil e Alemanha na ONU contra a espionagem eletrónica.

Timor-Leste acusou este ano formalmente as autoridades australianas de espionagem relacionada com o acesso a informações confidenciais sobre petróleo e gás no mar de Timor.

O Fórum da Democracia de Bali realiza-se há seis anos e este ano foi dedicado ao tema "Consolidação da Democracia numa Sociedade Pluralista".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório