Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Sobrevivente de Auschwitz e de experiências de Mengele morreu aos 85 anos

Eva Kor pediu perdão para os nazis e chegou a servir de guia em visitas ao campo de extermínio na Polónia.

Sobrevivente de Auschwitz e de experiências de Mengele morreu aos 85 anos
Notícias ao Minuto

19:16 - 05/07/19 por Fábio Nunes

Mundo Holocausto

Morreu esta quinta-feira uma das sobreviventes do campo de extermínio nazi de Auschwitz e das experiências conduzidas pelo médico Josef Mengele. Eva Kor tinha 85 anos e morreu durante uma das suas visitas anuais à Polónia, país onde está localizado o infame campo de Auschwitz, adianta a BBC.

Eva Kor nasceu na Roménia e ainda criança foi deportada juntamente com a sua família judia para Auschwitz. Ela e a sua irmã gémea, Miriam, foram as únicas sobreviventes da sua família no campo de extermínio.

No entanto, por serem gémeas, não escaparam às experiências de Mengele, conhecido como o Anjo da Morte. Médico de Auschwitz desde 1943, Mengele torturou mais de mil gémeos no campo de extermínio.

“Três vezes por semana íamos ao laboratório. Éramos injetados com germes e químicos e tiravam-nos muito sangue”, contou Eva Kor em 2001. Na sequência destes testes, Eva desenvolveu uma febre elevada e foram-lhe dadas duas semanas de vida. Mas acabou por recuperar e Eva e a sua irmã foram libertadas do campo de extermínio pouco antes de fazerem 11 anos.

Foram para Israel e anos mais tarde Eva casou com um norte-americano e foi viver para os Estados Unidos, para a cidade de Terre Haute. Em 1985, criou um pequeno museu do Holocausto nesta cidade e apelou ao perdão para os criminosos nazis. Também serviu de guia a visitas ao campo de extermínio na Polónia.

Apesar da sua postura conciliadora, tanto Eva como a irmã Miriam sofreram de problemas de saúde desde os tempos de Auschwitz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório