Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Michelle Bachelet confirma a libertação de 22 pessoas na Venezuela

As autoridades venezuelanas libertaram na quinta-feira 22 pessoas, entre elas o jornalista chileno-venezuelano Braulio Jatar e a juíza Lourdes Afiuni, anunciou hoje a Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

Michelle Bachelet confirma a libertação de 22 pessoas na Venezuela
Notícias ao Minuto

15:18 - 05/07/19 por Lusa

Mundo Comissária da ONU

Michelle Bachelet celebrou este gesto do regime do Presidente Nicolas Maduro afirmando que "mostra um novo compromisso das autoridades venezuelanas para resolver múltiplos desafios de direitos humanos enfrentados no país".

A alta comissária falava com jornalistas após apresentar ao Conselho de Direitos Humanos um relatório sobre a situação na Venezuela, resultante da visita que fez à Venezuela entre 19 e 21 de junho passado.

A libertação também foi celebrada em Genebra pelo deputado da Assembleia Nacional e ativista de direitos humanos Miguel Pizarro, que fugiu recentemente da Venezuela.

Lourdes Afiuni foi condenada, em março, a cinco anos de prisão por "corrupção espiritual", seis anos após lhe ter sido concedida liberdade condicional num caso que teve grandes repercussões internacionais.

Braulio Jatar estava detido desde 2016 e já foi nomeado para vários prémios internacionais pela sua defesa da liberdade de expressão.

Na apresentação do relatório hoje em Genebra, a responsável da ONU denunciou a "erosão do Estado de direito" na Venezuela e defendeu que "os venezuelanos merecem uma vida melhor" e "livre de medo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório