Uma mulher sul-africana dirigiu-se ao dentista para tratar aquilo que pensava ser uma dor de dentes e acabou por descobrir que tinha uma infecção bacteriana grave: uma fascite necrosante, que se espalha rapidamente enquanto destrói os tecidos moles do corpo.
Madelein Carelse, de 42 anos, ainda esteve medicada com um antibiótico, mas um outro dentista consultado pela mulher, que sentia os sintomas piorarem, diagnosticou a perigosa infeção. Madelein já tinha dificuldade em respirar e a pele do pescoço a começar a evidenciar sinais de gangrena.
A fascite necrosante, sublinhe-se, é uma infeção rara, que, por exemplo, na Europa, afeta uma em cada 100 mil pessoas.
A mulher está internada num hospital da cidade sul-africana de Vanderbijlpark, onde os médicos tiveram que cortar todos os tecidos infetados para impedir a propagação das bactérias para órgãos vitais, obrigando ao corte de parte da face.
Madelein, mãe de três crianças, irá agora precisar de várias cirurgias para reconstrução do rosto e cirurgias plásticas, um processo que será longo e custoso, conforme indica o Mirror. Uma amiga, Annemarie van Antwerpen, criou uma página de financiamento coletivo para ajudar a custear as intervenções.