Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Irão convoca embaixador britânico sobre interceção de petroleiro

O Irão convocou hoje o embaixador britânico em Teerão para denunciar a interceção ilegal de um petroleiro iraniano no estreito de Gibraltar, de acordo com um porta-voz da diplomacia iraniana.

Irão convoca embaixador britânico sobre interceção de petroleiro
Notícias ao Minuto

17:23 - 04/07/19 por Lusa

Mundo Irão

O Governo de Gibraltar anunciou hoje que um petroleiro suspeito de entregar petróleo à Síria, apesar das sanções europeias, havia sido intercetado ao largo de Gibraltar.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Mousavi, citado por uma televisão iraniana, afirmou hoje que a captura do petroleiro é "ilegal" e informou que o seu Governo mandou chamar o embaixador britânico para prestar esclarecimentos sobre o caso.

O chefe do Governo de Gibraltar, Fabian Picardo, disse ter "razões para acreditar que o 'Grace 1' estava a transportar a sua carga de petróleo bruto para a refinaria de Banias, na Síria, (...) propriedade de uma entidade sujeita às sanções da União Europeia".

As sanções europeias contra a Síria, em vigor desde o final de 2011 e prorrogadas em maio último até 01 de junho de 2020, incluem um embargo ao petróleo e o congelamento dos ativos do Banco Central da Síria na UE.

Desencadeada em 2011, a guerra na Síria já causou mais de 360.000 mortos e obrigou milhões a abandonarem as suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório