Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cerca de 300 migrantes permanecem em centro bombardeado na Líbia

Cerca de 300 pessoas continuam detidas no centro para migrantes em Tajoura, na Líbia, após o ataque aéreo de terça-feira que fez 44 mortos e mais de 130 feridos, indicou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Cerca de 300 migrantes permanecem em centro bombardeado na Líbia
Notícias ao Minuto

16:58 - 04/07/19 por Lusa

Mundo OIM

Dos mais de 600 migrantes que estavam neste centro localizado nos arredores da capital líbia, Tripoli, "300 ainda estão no local" e estão a receber assistência humanitária da OIM, afirmou, em declarações à agência noticiosa francesa France Presse (AFP), Safa Msehli, responsável pela comunicação da missão da OIM na Líbia.

A mesma representante admitiu não dispor de informações que confirmassem os relatos de que dezenas de migrantes terão fugido do centro de detenção após o bombardeamento ocorrido na terça-feira à noite.

Num comunicado, a OIM indicou, no entanto, que equipas da organização internacional tinham "localizado" e posteriormente transferido para um hospital local "um grupo de migrantes feridos que estava nas áreas circundantes" ao centro de detenção.

"O ataque de terça-feira custou a vida de pessoas inocentes e todas as partes devem agir imediatamente", afirmou o chefe da missão da OIM na Líbia, Othman Belbeisi.

"O sofrimento dos migrantes na Líbia tornou-se intolerável. Deve ficar claro para todos que a Líbia não é um lugar seguro e que milhares de vidas ainda estão em perigo", acrescentou Othman Belbeisi.

Dois migrantes que sobreviveram ao bombardeamento relataram hoje, em declarações à agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP), que tinham sido recrutados por uma milícia local para trabalhar numa oficina de armas adjacente ao centro de detenção.

Os migrantes, que falaram sob a condição de anonimato por medo de represálias, contaram que durante meses foram enviados, dia e noite, para trabalhar nessa oficina.

Um deles, um jovem migrante detido há cerca de dois anos em Tajoura, afirmou que "limpavam armas antiaéreas" e que também viram "uma grande quantidade de 'rockets' e de mísseis".

O ataque aéreo que atingiu este centro para migrantes gerou a condenação internacional, com o enviado especial da ONU para a Líbia, Ghassan Salame, a declarar que o bombardeamento poderia constituir um "crime de guerra".

Apesar das várias reações internacionais, muitas delas a exigir uma investigação independente, os Estados Unidos (membro permanente e com direito de veto) impedirem a adoção pelo Conselho de Segurança da ONU, reunido de emergência na quarta-feira, de uma condenação unânime ao ataque.

Segundo a OIM, mais dos 600 migrantes detidos em Tajoura, 187 estavam inscritos no programa "Regresso voluntário", um programa de repatriamentos voluntários gerido pela organização no território líbio.

"A OIM continua a pedir o fim da detenção arbitrária e lembra a todas as partes que os civis não são um alvo", acrescentou a organização, salientando que cerca de 3.300 migrantes ainda permanecem detidos em Tripoli e nos arredores da capital líbia em centros "considerados em risco".

A ONU e as respetivas agências, bem como várias organizações humanitárias, manifestam frequentemente a sua oposição à prática de devolver migrantes resgatados em mar à Líbia, país imerso num caos político e securitário desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011 que tem sido um terreno fértil para as redes de tráfico ilegal de migrantes e situações de sequestro, tortura e violações.

A situação tornou-se ainda mais crítica desde o início da ofensiva militar das forças do marechal Khalifa Haftar, o homem forte do leste da Líbia que avançou em abril contra Tripoli, a sede do governo de acordo nacional líbio estabelecido em 2015 e reconhecido pela ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório