Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Erdogan quer solução para uigures com "sensibilidades" das duas partes

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, defendeu após uma visita à China uma solução para a situação dos uigures em Xinjiang "tendo em conta as sensibilidades" das duas partes, segundo declarações divulgadas hoje pela imprensa.

Erdogan quer solução para uigures com "sensibilidades" das duas partes
Notícias ao Minuto

15:04 - 04/07/19 por Lusa

Mundo Turquia

"Penso que podemos encontrar uma solução tendo em conta as sensibilidades de cada um", declarou Erdogan numa entrevista a vários jornais antes de regressar à Turquia.

Depois de uma série de atentados sangrentos na província de Xinjiang (noroeste) atribuídos a membros daquela minoria turcomana muçulmana, o governo chinês impôs medidas de segurança draconianas na vasta região, fronteiriça da Ásia Central e do Paquistão.

A China é suspeita de ter internado em campos de reeducação até um milhão de pessoas, número desmentido por Pequim, que fala de "centros de formação profissional" para lutar contra a radicalização islamita.

Até ao momento, a Turquia tem sido o único país muçulmano a denunciar a existência daquelas estruturas, o Ministério dos Negócios Estrangeiros qualificou de "vergonha para a humanidade" o modo como os uigures são tratados.

A agência oficial Nova China afirmou que durante a sua visita a Pequim, onde se encontrou com o presidente Xi Jinping, Erdogan delarou que as pessoas viviam "felizes" em Xinjiang, numa aparente reviravolta.

Sem comentar o noticiado, o chefe de Estado turco lamentou, segundo a entrevista divulgada hoje, a abordagem "emocional" de alguns, que afeta segundo ele as relações bilaterais entre Ancara e Pequim.

Na sua deslocação à China, Erdogan indicou aos seus interlocutores que Ancara deseja que "os uigures possam viver em paz e prosperidade" na China e "transmitiu as suas opiniões e expectativas sobre o assunto", disse na quarta-feira o diretor de comunicação da presidência turca, Fahrettin Altun.

Indicou ainda que Pequim convidou a Turquia a enviar uma delegação a Xinjiang para "observar a situação", adiantando que Erdogan recebeu a proposta de maneira "positiva".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório