Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Três francesas suspeitas de pertencer ao Daesh detidas na Turquia

Três francesas suspeitas de pertencerem ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) e nove crianças que as acompanhavam foram detidas quando tentavam entrar na Turquia, anunciaram hoje os meios de comunicação turcos.

Três francesas suspeitas de pertencer ao Daesh detidas na Turquia
Notícias ao Minuto

13:43 - 04/07/19 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

Segundo a agência de notícias estatal Anadolu, as três mulheres, identificadas pelas iniciais J.C., C.A. e M.D. e procuradas pela Interpol, foram detidas pelas autoridades turcas na cidade de Kilis, que faz fronteira com a Síria.

Uma fonte próxima do processo indicou à agência de notícias francesa France-Presse que as iniciais J.C. referem-se a Jennifer Clain, sobrinha dos irmãos Fabien e Jean-Michel Clain que reivindicaram em nome do Estado Islâmico os atentados de 13 de novembro de 2015 na França.

Jennifer Clain também é mulher de Kévin Gonot, um francês condenado à morte no Iraque em 26 de maio por pertencer ao EI.

As 12 pessoas detidas foram transferidas para a Direção de Imigração, enquanto aguardam expulsão do país, explicou a Anadolu.

Nos primeiros anos do conflito sírio, que começou em março de 2011, a Turquia foi o principal ponto de passagem para a Síria de estrangeiros, nomeadamente os ocidentais, que pretendem juntar-se a grupos 'jihadistas'.

Há muito acusada pelos seus aliados de fechar os olhos nestas passagens, Ancara, após ataques no seu solo, fechou a sua fronteira com a Síria, aumentou as detenções e expulsões de alegados 'jihadistas' estrangeiros e juntou-se à coligação internacional contra o EI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório