Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Turquia disposta a participar em mediação entre Estados Unidos e Irão

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse estar disposto a ser mediador entre os Estados Unidos e o Irão para aliviar a tensão devido ao programa nuclear iraniano, indicou hoje o jornal turco Sabah.

Turquia disposta a participar em mediação entre Estados Unidos e Irão
Notícias ao Minuto

11:20 - 04/07/19 por Lusa

Mundo Tensão

De acordo com o diário pró-governamental, Erdogan discutiu a questão de uma possível mediação com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, à margem da recente reunião do G20.

Erdogan disse que Abe o questionou sobre a possibilidade de a Turquia e o Japão agirem em conjunto e que lhe respondeu que estaria disposto a reunir-se com líderes iranianos.

O Irão advertiu que a partir de domingo aumentará o grau de enriquecimento de urânio além do limite imposto pelo acordo nuclear de 2015 com as grandes potências num contexto de tensão que tem vindo a subir desde que há um ano os Estados Unidos abandonaram o pacto unilateralmente e restabeleceram sanções devastadoras para a economia iraniana.

Parceiros na NATO, Turquia e Estados Unidos estão envolvidos numa disputa sobre a compra de material militar à Rússia por parte de Ancara.

Washington deu até 31 de julho à Turquia para que renuncie à compra de mísseis antiaéreos S-400 russos, que os Estados Unidos consideram incompatíveis com os seus aviões F-35 porque poderiam aceder aos seus segredos tecnológicos, tendo ameaçado com sanções.

Mas após um encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, à margem do G20 no Japão na semana passada, Erdogan declarou-se convicto de que não haverá sanções.

PAL // ANP

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório