Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Reino Unido convoca embaixador chinês após declarações sobre Hong Kong

O embaixador chinês no Reino Unido, Liu Xiaoming, foi hoje convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido na sequência dos protestos ocorridos em Hong Kong, segundo uma fonte diplomática britânica.

Reino Unido convoca embaixador chinês após declarações sobre Hong Kong
Notícias ao Minuto

18:39 - 03/07/19 por Lusa

Mundo Hong Kong

Liu Xiaoming deverá ser recebido no final do dia no Ministério, indicou a mesma fonte, logo após o diplomata chinês pedir a Londres que se abstenha de qualquer "interferência" sobre a sua antiga colónia, palco de manifestações.

"Acho que a relação (entre Londres e Pequim) sofreu com a interferência do governo britânico em Hong Kong", afirmou o embaixador chinês numa conferência de imprensa transmitida pela SkyNews.

"Espero que o governo britânico perceba as consequências e abstenha-se de novas interferências que possam prejudicar ainda mais a relação" entre a China e o Reino Unido, acrescentou.

Na segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, expressou o "apoio inabalável" do seu país a "Hong Kong e às suas liberdades" no dia de aniversário do retorno deste território para a China.

"Nenhuma violência é aceitável, mas HK [Hong Kong] DEVE preservar o direito a protestos pacíficos sob a lei, como centenas de milhares de pessoas corajosas mostraram hoje", indicou Jeremy Hunt na sua conta da rede social Twitter.

Referindo-se às declarações de Hunt, o diplomata chinês considerou "muito dececionante quando altos responsáveis desse calibre mostram o seu apoio a pessoas que infringem a lei".

"Mensagem ao governo chinês: as boas relações entre os países baseiam-se no respeito mútuo e no respeito pelos acordos juridicamente vinculativos entre si. Esta é a melhor maneira de preservar as excelentes relações entre o Reino Unido e a China", escreveu hoje Jeremy Hunt no Twitter, em resposta às declarações do embaixador.

No passado dia 1, centenas de manifestantes partiram vidros e destruíram gradeamento para entrar no edifício que acolhe o Conselho Legislativo de Hong Kong.

No hemiciclo da assembleia, onde os deputados se reúnem nas sessões plenárias, vandalizaram o escudo da região com graffitis e penduraram uma bandeira colonial britânica, referente ao período em que Hong Kong esteve sob soberania do Reino Unido.

A polícia de Hong Kong deteve hoje 12 dos protestos de segunda-feira.

Hong Kong é desde há quase um mês palco de protestos, contra uma proposta de lei que permitiria extraditar criminosos para a China.

A presidente do executivo de Hong Kong, Carrie Lam, decidiu suspender as discussões sobre a proposta, mas recusou retirar definitivamente, prolongando as manifestações.

A ocupação da assembleia ocorreu no mesmo dia em que se assinala o 22.º aniversário do retorno de Hong Kong à China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório