Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2019
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 26º

Edição

Pormenores sobre incêndio em submarino russo são segredo de Estado

O Kremlin garantiu hoje que "não serão divulgadas publicamente" quaisquer informações pormenorizadas sobre o incêndio num submarino da marinha russa que provocou a morte de 14 marinheiros, por se tratar de "segredo de Estado".

Pormenores sobre incêndio em submarino russo são segredo de Estado
Notícias ao Minuto

10:47 - 03/07/19 por Lusa

Mundo Kremlin

"Essa informação não pode ser tornada completamente pública", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, explicando que se encontra "classificada como segredo de Estado".

Catorze marinheiros morreram na sequência de um incêndio num submarino da marinha russa, anunciou na terça-feira o Ministério da Defesa da Rússia.

Os marinheiros morreram quando o submarino realizava testes militares em águas territoriais do norte da Rússia.

O incêndio foi extinto pela tripulação do submarino, que agora se encontra ancorado no porto ártico de Severomorsk, uma base da Frota do Norte da marinha russa, para reparações.

Segundo o Ministério da Defesa, os marinheiros mortos sucumbiram aos fumos do incêndio, que os envenenaram, mas as conclusões ficam reservadas para o final de um inquérito que já se iniciou.

As autoridades russas não revelaram mais pormenores, nem sequer o número de marinheiros que se encontrava a bordo do submarino, um AS-12, de propulsão nuclear, batizado Locharik, em homenagem a um personagem de banda desenhada do tempo da União Soviética.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, considerou na terça-feira que o incidente constituiu uma "grande perda" e ordenou uma investigação para que sejam apuradas "as razões para a tragédia".

"Esta é uma grande perda para a Marinha, e para o Exército como um todo", disse Vladimir Putin ao ministro da Defesa, Sergei Shoigu, durante uma transmissão televisiva, ordenando que sejam encontradas "as razões para esta tragédia".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório