Chegou ao fim a luta de Vincent. Médicos começaram a desligar máquinas

Chega ao fim disputa familiar de mais de uma década pela vida de Vincent Lambert, tetraplégico e em estado vegetativo.

Notícia

© D.R.

Notícias Ao Minuto
02/07/2019 16:45 ‧ 02/07/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

França

O caso de Vincent Lambert poderá, finalmente, chegar a uma conclusão. De acordo com o Guardian, os médicos estão a começar a desligar as máquinas de suporte de vida ao francês, que é tetraplégico e está em estado vegetativo, num dos casos mais polémicos sobre o direito a morrer em França.

Esta terça-feira, o médico responsável pelo caso de Vincent informou a família via email sobre a intenção de descontinuar os tratamentos, para dar seguimento à decisão dos tribunais franceses.

Recorde-se que na passada sexta-feira o Tribunal de Cassação (Supremo Tribunal) decidiu que os médicos podem parar de alimentar o paciente, terminando uma disputa de onze anos entre a mulher e os pais do homem.

Os médicos pediram aos familiares, no mesmo email, que assegurem que o "apoio ao senhor Lambert seja o mais pacífico, intímo e pessoal possível".

Recorde-se que em maio passado os tratamentos chegaram a ser parados, mas o Tribunal de Recurso de Paris ordenou a reposição para manter vivo Laurent, até que um comité da ONU se pronunciasse sobre a questão, a pedido dos pais.

Vincent Lambert, antigo enfermeiro de psiquiatria que ficou tetraplégico em 2008 na sequência de um acidente rodoviário, tornou-se um símbolo do debate sobre a eutanásia em França e o centro de uma batalha jurídica entre elementos da sua própria família, nomeadamente entre a sua mulher (que concorda que as máquinas sejam desligadas) e os seus pais, católicos assumidos que defendem a manutenção do suporte de vida.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o Papa Francisco constam entre as figuras e as instituições que reagiram ao caso.

Em 2011, os médicos que seguem este caso descartaram por completo qualquer possibilidade de melhorias no estado de Vincent Lambert e, em 2014, o seu estado passou a ser classificado como vegetativo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas