Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Polícia detém jovem negro a passear ao pé de hospital com soro no braço

Denúncia feita pelo jovem, através do Facebook, tornou-se viral, numa altura em que as questões raciais são um factor de tensão nos Estados Unidos.

Notícias ao Minuto

16:27 - 02/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um jovem afro-americano de 24 anos alega ter sido alvo de racismo por parte das autoridades norte-americanas depois de ser acusado de roubo de material médico quando estava a passear fora do hospital com o saco de medicação intravenosa.

Shaquille Dukes denunciou o caso na sua página de Facebook, onde explicou que foi passar férias em Freeport, no estado norte-americano do Illinois, mas contraiu uma pneumonia e teve que ser internado.

Na manhã do segundo dia de internamento, no dia 9 de junho, sentiu-se melhor e pediu autorização aos médicos para dar um passeio no exterior do hospital, pedido que foi aceite. Dukes saiu, então, vestido ainda com a bata de hospital e arrastando o suporte do saco dispensador de medicação intravenosa, acompanhado pelo companheiro e pelo irmão.

No exterior, um segurança do hospital passou pelos três e perguntou-lhes se estavam a tentar "fugir do hospital para vender o equipamento e a medicação no eBay".

"Depois de uma breve conversa, o guarda chamou a polícia, eu fui informado pelo Sargento Jeff Zalaznik que estava a ser detido por tentativa de roubo do equipamento e medicação que estava claramente ligada ao meu braço. O meu irmão foi detido e depois fui eu", explicou o jovem, que explicou que o catéter lhe foi retirado do braço pela polícia.

"Eu disse ao sargento que estava a ser tratado para pneumonia e asma e a resposta dele foi 'não quero saber por que estás aqui, vais para a cadeia'. Tiraram-me o inalador e levaram-me para a esquadra. Pelo caminho comecei a ter um ataque [de asma], pedi que me dessem o inalador durante quatro minutos e, finalmente, quando ficou sem sentidos, apareceu miraculosamente", descreveu.

De acordo com a CNN, que cita o relatório policial, os três homens foram detidos por conduta desordeira, sendo que dois deles ainda são acusados de resistir à detenção. A polícia nega que o material médico tenha sido retirado pelos seus agentes, alegando que foi retirado por funcionários hospitalar.

O Departamento de Polícia de Freeport confirmou, no domingo passado, através de comunicado, que foi interposta uma queixa por "conduta racista e injusta por parte de agentes". Confirmam também que alocaram uma entidade externa à investigação do caso para "apurar os factos, entrevistar todas as partes envolvidas e determinar se os agentes se comportaram de acordo com a política e regras do departamento".

Este caso tornou-se viral nas redes sociais, gerando milhares de comentários e partilhas. A questão da violência policial sobre a comunidade afro-americana é nos Estados Unidos um motivo de profunda divisão, com vários casos de preconceito e racismo a surgirem nos últimos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório