Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Número de mortos após explosão de camião na Nigéria sobe para 50

Pelo menos 50 pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas quando tentavam roubar o combustível de um camião-cisterna na região central da Nigéria, num novo balanço divulgado hoje pelos serviços locais de segurança.

Número de mortos após explosão de camião na Nigéria sobe para 50
Notícias ao Minuto

15:45 - 02/07/19 por Lusa

Mundo Nigéria

O porta-voz do Governo local do território de Gwer Esat (onde se localiza Ahumbe), Christopher Avi, afirmou ao diário local "New Telegraph" que pelo menos 50 pessoas morreram por queimaduras e mais de 70 têm ferimentos graves.

Em declarações à Efe, a porta-voz da polícia local, Catherine Anene, disse que o camião-cisterna sofreu um acidente na tarde de segunda-feira ao longo de uma estrada na vila de Ahumbe, no estado central de Benue, e a explosão que se seguiu afetou muitas pessoas que roubavam o combustível do camião.

Anene disse ainda que muita gente faleceu devido ao fogo, que "também se propagou a algumas casas próximas, enquanto roubavam o combustível". No entanto, não forneceu um número exato de vítimas, embora tenha acrescentado que era "alto".

Testemunhas disseram que o camião-cisterna sofreu o acidente quando o motorista tentou evitar uma cratera.

Este tipo de acidentes é frequente na Nigéria devido ao mau estado das infraestruturas, a antiguidade dos camiões-cisternas e a imprudência dos condutores. Em julho de 2012, pelo menos 104 pessoas morreram e 50 ficaram feridas ao tentar roubar o combustível de um caminhão-cisterna depois de um acidente em Rivers State, no sul do país.

Nigéria é o primeiro país produtor de petróleo e mais populoso de África, com cerca de 200 milhões de pessoas, importa grande parte do seu combustível porque as suas quatro refinarias produzem abaixo da sua capacidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório