Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

CEDEAO vai promover cimeira sobre terrorismo no Burkina Faso

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai promover, no Burkina Faso, uma cimeira extraordinária sobre terrorismo para redefinir as prioridades com o objetivo de travar o recrudescimento de ataques terroristas na região.

CEDEAO vai promover cimeira sobre terrorismo no Burkina Faso
Notícias ao Minuto

13:22 - 02/07/19 por Lusa

Mundo Burkina Faso

A posição da organização consta do comunicado final, hoje divulgado, da 55.ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização que decorreu durante o fim de semana em Abuja, na Nigéria.

A data da cimeira está ainda sujeita a confirmação, mas o objetivo passa por avaliar as iniciativas em curso e redefinir "os domínios prioritários de intervenção" para travar a propagação de ataques terroristas na região.

Durante a reunião, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exprimiu "preocupação face ao recrudescimento dos atentados terroristas na região, bem como com os laços crescentes entre o terrorismo, a criminalidade organizada e os conflitos entre comunidades".

A organização sublinhou, por isso, a necessidade de "reforçar a troca direta de informações entre os Estados-membros" para lutar "eficazmente contra o terrorismo na região".

Nesse sentido, foi aprovada a realização de reuniões periódicas dos serviços de segurança e informações, bem como sublinhada a necessidade de os países-membros cumprirem os seus compromissos para fazer avançar o Programa WAPIS (Sistema de Informações da Polícia da África Ocidental).

Ainda no domínio da paz, segurança e estabilidade na região, a CEDEAO anunciou o prolongamento por mais seis meses a partir de 01 de outubro de 2019 das missões na Gâmbia (Ecomig) e Guiné-Bissau (Ecomib).

A reunião de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO realizou-se no sábado em Abuja, tendo analisado entre outros assuntos, a situação política na Guiné-Bissau, Benim, Mali e Togo, bem como questões relacionadas com a economia e a criação de uma moeda única.

A CEDEAO é composta por 15 países, incluindo os lusófonos Cabo Verde e Guiné-Bissau.

CFF // VM

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório