Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Virar costas a hino? Não houve nada de "desrespeitoso", defende Farage

O Partido do Brexit conta com 29 eurodeputados, que hoje se destacaram na sua primeira sessão legislativa, ao virarem costas ao hino da União Europeia.

Virar costas a hino? Não houve nada de "desrespeitoso", defende Farage
Notícias ao Minuto

12:08 - 02/07/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estrasburgo

O início da sessão legislativa do novo Parlamento Europeu ficou marcada por um protesto dos eurodeputados do Partido do Brexit. 

No início da primeira sessão, enquanto tocava o hino da União Europeia em Estrasburgo, os 29 elementos do Partido do Brexit ergueram-se e viraram as costas aos restantes colegas que integram o plenário.

Para Nigel Farage, o eurocético que lidera este partido, não houve nada de "desrespeitoso" a acontecer.

Citado pela Sky News, Farage procurou justificar o que descreve como um "gesto silencioso de desafio".

"Nós sentámo-nos e o presidente do Parlamento, o senhor Tajani, disse que era educado levantarmo-nos quando o hino de outra nação está a tocar. Ele chamou a este lugar uma nação. Por isso obedecemos às suas instruções e levantámo-nos mas virámo-nos para o outro lado", justificou.

O Partido do Brexit foi uma força política criada no Reino Unido 'à última hora', a tempo de concorrer às eleições europeias.

Perante os sucessivos adiamentos da saída do Reino Unido da União Europeia - o processo do Brexit -, este partido foi criado com o objetivo primordial de levar a cabo o Brexit e acabou por ser o grande vencedor das Europeias no Reino Unido, tendo beneficiado da votação historicamente baixa dos conservadores britânicos, o partido ainda no poder naquele país.

Clique aqui para ver o momento do protesto destes eurodeputados eurocéticos.

Também esta terça-feira, mas no Twitter, Nigel Farage mostrou-se orgulhoso do seu partido, salientado que já estava "a fazer sentir a sua presença" em Estrasburgo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório