Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Independentistas catalães e apoiantes do Brexit manifestam-se

Alguns milhares de pessoas manifestam-se hoje frente ao Parlamento Europeu, na maior parte em protesto pela medida imposta aos independentistas catalães eleitos em maio e impedidos de tomar posse na sessão inaugural, em Estrasburgo.

Independentistas catalães e apoiantes do Brexit manifestam-se
Notícias ao Minuto

10:59 - 02/07/19 por Lusa

Mundo Parlamento

De acordo com a polícia, pelo menos quatro mil pessoas manifestam-se desde as 09:30 frente ao edifício do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, empunhando bandeiras da Catalunha.

As autoridades montaram um dispositivo de segurança frente ao edifício e desviaram o trânsito da zona devido à manifestação organizada no mesmo dia em que estão presentes na primeira sessão do no Parlamento os 751 eurodeputados eleitos em maio para um mandato de cinco anos.

Os três lugares dos eurodeputados independentistas catalães vão ficar vazios porque Madrid bloqueou a possibilidade de tomada de posse devido às circunstâncias jurídicas em que se encontram.

Um dos três eurodeputados é Carles Puigdemont, ex-chefe do governo regional da Catalunha, que vive na Bélgica evitando o mandado de captura pedido por Espanha depois da tentativa seccionista de 2017.

Toni Comin encontra-se na mesma situação e o independentista Oriol Junqueras está em regime de prisão preventiva em Espanha devido ao envolvimento nos acontecimentos de 2017 estando a ser julgado por sedição, entre outros crimes.

Além dos manifestantes catalães manifestaram-se também frente ao Parlamento Europeu membros de partidos de extrema-direita europeus e ainda britânicos apoiantes da saída do Reino Unida da União Europeia (Brexit).

Alguns destes manifestantes tentaram boicotar a atuação de um grupo de jazz que tocava o "Hino da Alegria" de Beethoven.

Em particular os apoiantes do 'Brexit' viraram as costas ao grupo de músicos que atuam integrados nas festividades oficiais de abertura do Parlamento.

Por fim, um pequeno grupo de alemães manifestaram-se em solidariedade para com a capitã do navio de uma organização não-governamental alemã, que se encontrava em operações de salvamento no Mediterrâneo, que foi presa pelas autoridades italianas em Lampedusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório