Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Deputado de Bolsonaro pede expulsão de jornalista estrangeiro do país

Em causa está Glenn Greenwald, jornalista premiado que tem revelado comunicações que apontam para ilegalidades na investigação Lava Jato.

Deputado de Bolsonaro pede expulsão de jornalista estrangeiro do país
Notícias ao Minuto

10:16 - 02/07/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Brasil

Um deputado do partido de Jair Bolsonaro, presidente brasileiro, quer que o jornalista Glenn Greenwald seja expulso do país.

Em causa está uma reação às recentes revelações feitas pelo jornalista através do The Intercept, portal que ajudou a fundar, sobre aquela que é a maior investigação sobre suspeitas de corrupção da história do Brasil, a Lava Jato.

O deputado estadual em causa, Delegado Francischini, é considerado um apoiante da linha dura de Jair Bolsonaro, segundo o portal Brasil247.

Delegado Francischini recorreu ao Twitter para defender que o jornalista britânico deve ser expulso do país, tendo sugerido ainda que noutros países (não identificou quais) já estaria preso. 

"Está na hora de expulsar do Brasil o jornalista estrangeiro, marido do Deputado do PSOL, que está cometendo crimes diariamente contra nossas autoridades de maior credibilidade. Se fosse em outro país já estava na cadeia!", escreveu.

Recorde-se que o The Intercept Brasil tem revelado ao longo das últimas semanas uma série de comunicações alegadamente feitas entre Sérgio Moro e os procuradores da investigação Lava Jato.

Sérgio Moro, saliente-se, é o juiz que condenou o ex-presidente e antigo líder do PT Lula da Silva a 12 anos de cadeia por corrupção na altura em que este surgia no primeiro lugar nas sondagens para as presidenciais. Após Jair Bolsonaro ser eleito, Sérgio Moro aceitou o convite para assumir o cargo de ministro da Justiça.

As revelações feitas por Glenn Greenwald  apontam para uma série de comunicações feitas entre Moro e os procuradores, num trabalho conjunto com a acusação, contrariando os preceitos da legislação brasileira, que exige do juiz imparcialidade perante a investigação e não uma participação ativa em prol de uma das partes. A investigação de Greenwald tem levado a um aumento no tom de críticas contra o atual governo brasileiro mas Sérgio Moro em particular. 

Glenn Greenwald é um jornalista de origem norte-americana premiado ao longo dos anos. Destacou-se em particular em 2014 quando venceu o prémio Pulitzer por uma série de trabalhos que fez para o britânico The Guardian sobre as denúncias feitas por Edward Snowden, o antigo funcionário dos serviços de informação norte-americanos (NSA), que revelou a forma como os Estados Unidos espiavam os próprios cidadãos.

Glenn Greenwald encontra-se a viver no Brasil onde mantém há alguns anos uma relação com o deputado federal David Miranda, pai de duas crianças adotivas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório