Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Donald Trump deixa aviso ao Irão: "Estão a brincar com o fogo"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou hoje que o Irão que está "a brincar com fogo", ao ultrapassar o limite de urânio enriquecido estabelecido no acordo nuclear assinado em 2015.

Donald Trump deixa aviso ao Irão: "Estão a brincar com o fogo"
Notícias ao Minuto

06:58 - 02/07/19 por Lusa

Mundo Presidente dos EUA

"Eles sabem o que estão a fazer, sabem com o que estão a brincar e creio que estão a brincar com fogo", disse Trump, em declarações à imprensa, na Casa Branca.

O Presidente norte-americano reagiu desta maneira ao anúncio da República Islâmica, que hoje através de seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamad Javad Zarif, informou que já ultrapassou o limite de reserva de 300 quilos de urânio enriquecido estabelecido no acordo nuclear de 2015.

Num comunicado, a Casa Branca já adiantou que continuará a sua campanha de "pressão máxima" contra o Irão e reiterou que "nunca permitirá" o desenvolvimento de armas nucleares por parte dos iranianos.

"A pressão máxima sobre o regime iraniano continuará até que os seus líderes alterem o seu curso de ação. O regime deve por fim às suas ambições nucleares e ao seu comportamento perverso", indicou a nota da Casa Branca.

No comunicado, a Casa Branca disse que foi "um erro do acordo nuclear permitir ao Irão enriquecer urânio a qualquer nível" e observou que "há pouca dúvida de que, mesmo antes da existência do pacto, o Irão já estava a violar seus termos".

Por outro lado, a Casa Branca informou numa outra declaração que Trump e o Presidente francês, Emmanuel Macron, conversaram hoje "sobre a decisão do regime iraniano de aumentar os níveis de urânio", além do acordado no pacto nuclear de 2015, do qual Washington se retirou há mais de um ano.

Teerão cumpriu assim a sua ameaça de começar a transgredir gradualmente os compromissos que assumiu ao assinar o acordo em 2015 com a Alemanha, o Reino Unido, a França, a China, a Rússia e os Estados Unidos.

Este acordo limitava a capacidade e o tamanho do programa atómico iraniano para assegurar que o Irão não pudesse desenvolver armas nucleares a curto prazo. Em troca, os iranianos tiveram um alívio das sanções internacionais que afetaram severamente a sua economia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório