Israel pode garantir que Irão está por trás de ataques no Golfo

O diretor dos serviços secretos israelitas Mossad, Yossi Cohen, declarou hoje que o seu país tem fontes para garantir "com certeza" que o Irão esteve por trás de recentes ataques na região do Golfo.

Notícia

© iStock

Lusa
01/07/2019 13:19 ‧ 01/07/2019 por Lusa

Mundo

Mossad

"Posso assegurar-vos, de acordo com as nossas fontes e as melhores fontes ocidentais, que o Irão está por trás dos recentes ataques no Golfo", declarou o responsável numa conferência dedicada à segurança e aos desafios geoestratégicos em Herzliya, perto de Telavive.

Cohen não precisou a que ataques se referia, nem a natureza das fontes evocadas.

A região do Golfo foi palco a 13 de maio da sabotagem de quatro navios, três dos quais petroleiros, ao largo dos Emirados Árabes Unidos, e depois a 12 de junho de ataques a dois outros petroleiros no golfo de Omã.

Os Estados Unidos, grande aliado de Israel, acusaram o Irão de estar na origem dos ataques, que, com o abate de um avião não tripulado ('drone') por Teerão a 20 de junho, contribuíram para um aumento da tensão, fazendo recear uma guerra. O Irão nega as acusações de ataques aos navios.

O governo israelita não cessa de denunciar ações na região que atribui ao Irão.

Interesses comuns face a Teerão criaram nos últimos meses, sob impulso da administração de Donald Trump, uma convergência entre Israel e alguns países árabes, após décadas de hostilidade.

Como Washington e Israel, os países árabes do Golfo acusam o Irão de querer alargar a sua influência na região e de procurar obter a arma atómica, o que a República Islâmica desmente.

O diretor da Mossad destacou uma "ocasião sem precedentes, talvez a primeira na história do Médio Oriente, para se alcançar um entendimento regional que permitirá um acordo de paz global".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas