Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Estrelas alemãs recolhem mais de 355 mil euros a favor de Carola Rackete

Estrelas de televisão alemãs angariaram mais de 355 mil euros a favor da organização não-governamental de Carola Rackete, jovem capitã do navio Sea-Watch, detida pelas autoridades italianas após forçar a entrada em Lampedusa para desembarcar migrantes.

Estrelas alemãs recolhem mais de 355 mil euros a favor de Carola Rackete
Notícias ao Minuto

15:19 - 30/06/19 por Lusa

Mundo Sea-Watch

O comendiante Jan Boehmermann e o apresentador Klaas Heufer-Umlauf lançaram um apelo de ajuda à equipa da ONG, expressando a sua indignação face à detenção de Carola Rackete e tinham reunido até hoje ao meio-dia mais de 355 mil euros.

"Estamos convencidos de que uma pessoa que salva vidas não é um criminoso", declarou Boehmermann, num vídeo divulgado no YouTube.

Contrariando o bloqueio das forças navais italianas, Carola Rackete forçou na sexta-feira à noite a entrada no porto siciliano de Lampedusa para desembarcar 42 migrantes "exaustos" e agora poderá enfrentar uma pena de até dez anos de prisão.

Acusada de tentar uma manobra perigosa, a capitã Carola Rackete, de 31 anos, garantiu que nunca pensou na sua ação como "um ato de violência, mas apenas de desobediência".

Em entrevista ao jornal Corriere della Sera, Carola Rackete explicou que, naquele momento, atracar em Lampedusa pareceu-lhe ser a única solução face à "situação desesperada" que se vivia a bordo.

Com 40 imigrantes resgatados do mar há 17 dias, a capitã do navio da organização humanitária Sea-Watch tinha declarado o estado de emergência a bordo há mais de um dia (36 horas), recordou.

"A situação era desesperante, o meu objetivo era apenas trazer pessoas exaustas e desesperadas para o chão. Eu estava com medo", disse, explicando que temia que os imigrantes se atirassem ao mar, o que acabaria por significar a sua morte uma vez que não sabiam nadar.

"Certamente não queria tocar na alfândega, a minha intenção não era colocar ninguém em perigo, eu já me desculpei e peço desculpas novamente", continuou.

A sua manobra na noite de sexta para sábado para atracar em Lampedusa não causou feridos e o navio conseguiu desembarcar os migrantes que tinha resgatado da costa da Líbia. No entanto, é acusada de ajuda à imigração ilegal e resistência a um navio de guerra.

"Eu não tinha o direito de obedecer, pediram-me para trazê-los de volta (os migrantes) para a Líbia, mas do ponto de vista da lei, eles são pessoas que estão a fugir de um país em guerra. A lei proíbe que nós os possamos levar de volta para lá", acrescentou.

Em declarações ao jornal italiano, reconheceu que cometeu "um erro de apreciação quando o navio se aproximou do cais", mas sublinhou que em causa está apenas um ato de "desobediência".

Entretanto, Portugal já se disponibilizou para receber cinco migrantes do grupo que estava a bordo do navio.

A decisão de receber as pessoas foi tomada em conjunto por Portugal, França, Alemanha, Luxemburgo e Finlândia "num espírito de solidariedade europeia" e pelo "dever de solidariedade humanitária", explicou o Governo português em comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório