Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2019
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 26º

Edição

Talibãs consideram que negociação de paz com americanos "é critica"

O porta-voz dos Talibã, Suhail Shaheen, defendeu hoje que a sétima e última ronda de negociações de paz com os norte-americanos "é critica".

Talibãs consideram que negociação de paz com americanos "é critica"

Em declarações à agência de notícias Associated Press, Suhail Shaheen afirmou que os dois lados procuram "resultados tangíveis" para chegar a um acordo que prevê, entre outras medidas, a retirada de mais de 20 mil militares norte-americanos e da NATO que continuam no Afeganistão.

As negociações com Washington começaram no sábado e estão a decorrer em Doha, no Qatar, onde o grupo militarizado mantém o seu gabinete político.

As negociações incidem sobre quatro pontos essenciais: a retirada das tropas norte-americanas, a garantia de que o Afeganistão não voltará a servir de refúgio para grupos terroristas que queiram atacar outros países, um diálogo inter-afegão e um cessar-fogo permanente.

Se ambos parecem estar de acordo sobre os dois primeiros pontos, os talibãs estão reticentes em relação aos outros.

O enviado especial dos EUA para as negociações, Zalmay Khalilzad, escreveu na rede Twitter que Washington quer "um acordo global de paz" e não "um acordo sobre a retirada" das suas tropas, na qual os talibã estão focados.

No entanto, esta semana, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, anunciou o desejo de conseguir chegar a um acordo de paz até setembro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório