Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

França regista temperatura mais quente de sempre. Termómetro marca 45.1ºC

A Europa continua a debater-se com uma onda de calor intensa. Quatro mil escolas foram encerradas por precaução.

França regista temperatura mais quente de sempre. Termómetro marca 45.1ºC
Notícias ao Minuto

15:52 - 28/06/19 por Sara Gouveia

Mundo Onda de calor

França atingiu a sua temperatura mais alta de sempre esta sexta-feira, à medida que a Europa se debate com uma onda de calor intensa. Os termómetros registaram 45.1 ºC mesmo antes das 15h em Villevielle, no sul do país.

Esta temperatura é um grau mais alto do que o recorde atingido anteriormente em 2003, recorda o  Météo-France, serviço francês de meteorologia ao Le Parisien. Para evitarem que se repitam as consequências trágicas desta última onda de calor, que provocou a morte a 14 mil pessoas, as autoridades têm tomado várias medidas radicais, como criar salas de arrefecimento em edifícios municipais e sprays de água instalados nas ruas de Paris.

Outro dos exemplos foi o encerramento de quatro mil escolas. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Édouard Phillipe, que referiu ter sido permitido a "diretores de escolas e autarcas que adotassem medidas de encerramentos escolares caso considerassem ser o mais adequado" e que caso não fechem portas "vão providenciar uma correta e urgente adaptação para dar resposta às famílias".

A Europa tem-se debatido com esta onda de calor, que não chegou a Portugal, toda a semana, com a Alemanha, Polónia e a República Checa a baterem também recordes das temperaturas mais altas sentidas no mês de junho, na passada quarta-feira. Já há registo de várias vítimas mortais, nos diferentes países, resultantes de golpes de calor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório