Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

EUA anunciam sanções contra ex-ministro e vice-ministro da Venezuela

O Departamento de Estado norte-americano anunciou na quinta-feira sanções contra o ex-ministro venezuelano de Energia Elétrica Luís Alfredo Motta Dominguez e o atual vice-ministro de Finanças do Ministério de Energia Elétrica, José Lugo Gómez, acusando-os de corrupção.

EUA anunciam sanções contra ex-ministro e vice-ministro da Venezuela
Notícias ao Minuto

06:17 - 28/06/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"Essas pessoas estiveram envolvidas em corrupção desenfreada, conforme determinou uma investigação do Departamento de Justiça", explica o Departamento e Estado na sua página na internet.

Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, "os venezuelanos sofreram, este ano, mais de 23.860 cortes de energia elétrica, devido à corrupção e má administração de Nicolás Maduro [Presidente da Venezuela] e seus associados".

Para os EUA, o ex-ministro de Energia Elétrica e ex-presidente da Corporação Elétrica Nacional da Venezuela, Luís Alfredo Motta Dominguez, e o atual vice-ministro de Finanças, Investimentos e Alianças Estratégias do Ministério de Energia, José Lugo Gomez, contribuíram diretamente para a deterioração e falha do sistema elétrico da Venezuela.

"Os EUA estão a tomar esta medida para responsabilizar as autoridades do regime pela miséria que infligem ao povo venezuelano", explica o Departamento de Estado.

O documento adianta que o líder opositor Juan Guaidó e a Assembleia Nacional da Venezuela, "democraticamente eleita, estão a procurar um caminho pacífico e democrático que ofereça aos venezuelanos um futuro melhor".

"Os EUA estão com eles e com o povo da Venezuela, que exigem o regresso à democracia e à prosperidade e estabilidade económica. Continuaremos a usar os mecanismos económicos e diplomáticos para apoiar a transição democrática em curso na Venezuela. As sanções dos EUA não têm de ser permanentes e têm a intenção de provocar uma mudança positiva", conclui.

Através do Twitter, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, referiu-se às sanções e à responsabilidade dos sancionados na crise elétrica venezuelana.

"Os EUA sancionaram dois amigos de [Nicolás] Maduro, diretamente responsáveis por fazer que a rede elétrica venezuelana falhe. A corrupção de Maduro se escurece, mas a população da Venezuela vê luz e esperança em Juan Guaidó e na Assembleia Nacional", escreveu.

Luís Alfredo Motta Dominguez, 60 anos, foi destituído pelo Presidente Nicolás Maduro depois dos apagões que em março último deixaram várias vezes a Venezuela às escuras.

De acordo com o diário venezuelano 2001, o ex-ministro de Eletricidade tem de responder nos EUA por sete acusações de branqueamento de capitais e associação ilícita.

Luís Alfredo Motta Dominguez e José Lugo Gómez (55 anos) são acusados de outorgar contratos por 60 milhões de dólares (53 milhões de euros) a três empresas de Miami, nos EUA, a troco de subornos que eram "branqueados" através de instituições do sul da Florida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório