Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

NATO avisa que a luta contra Estado Islâmico ainda não terminou

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou hoje que a luta contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) ainda não terminou, embora reconheça que aquela organização foi derrotada militarmente na Síria e no Iraque.

NATO avisa que a luta contra Estado Islâmico ainda não terminou
Notícias ao Minuto

18:54 - 27/06/19 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

No final de 2018, o Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o EI tinha sido totalmente eliminado, quando os últimos redutos da organização na Síria foram derrotados pelas forças da coligação internacional liderada pelos norte-americanos.

Mas o secretário-geral da NATO disse hoje que o EI continua a ser "uma ameaça mortal para todos" (...) "no Médio Oriente e no mundo", apesar de já não controlar territórios no Iraque ou na Síria.

Durante uma conferência de Imprensa em Bruxelas, no final de uma reunião de ministros da Defesa da NATO, Stoltenberg pediu aos países aliados para "permanecerem vigilantes" e, aproveitando a presença do secretário interino de Defesa norte-americano, Mark Esper, em Bruxelas, agradeceu a liderança dos EUA na coligação que infligiu derrotas no EI.

Ao seu lado, Esper expressou satisfação pelo progresso alcançado na luta contra o terrorismo, mas admitiu que "ainda há trabalho a ser feito".

"A coligação e os nossos aliados conseguiram enorme sucesso no compromisso partilhado de derrotar o Estado Islâmico, para que o seu califado físico não possa renascer das cinzas, para voltar a ameaçar-nos", disse o secretário interino da Defesa dos EUA.

Esper disse que a ameaça que o EI hoje representa é muito diferente e bem menor do que em 2014, quando ocupou parte importante da Síria e do Iraque, mas apelou aos aliados para que não deem por terminado o trabalho de manter a ameaça extinta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório