Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

África do Sul embaraçada com incidente em que morreram dois polícias

O Governo sul-africano manifestou embaraço e considerou "um erro" a morte de dois polícias de guarda fronteira moçambicanos num incidente com militares sul-africanos, assegurando que o caso está a ser investigado para uma eventual responsabilização criminal e disciplinar.

África do Sul embaraçada com incidente em que morreram dois polícias
Notícias ao Minuto

10:55 - 27/06/19 por Lusa

Mundo África do Sul

"O incidente embaraçou-nos, reconhecemos o erro e vamos trabalhar juntos para evitar que situações similares aconteçam", declarou o comandante das Operações das Forças Armadas da África do Sul, Barney Muntu, falando na quarta-feira num encontro com o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael.

Barney Muntu chefiou uma delegação das Forças Armadas sul-africanas que foi apresentar condolências às autoridades moçambicanas pela morte este mês dos dois agentes moçambicanos num incidente fronteiriço envolvendo militares sul-africanos, cujos contornos ainda não são conhecidos.

O comandante das Operações das Forças Armadas da África do Sul adiantou no encontro com Bernardino Rafael que o seu Governo está a investigar o caso para uma eventual responsabilização criminal e disciplinar.

Barney Muntu assinalou que o acontecimento não afetou as relações entre os dois estados, considerando os laços "bons e sólidos".

Por seu turno, o comandante-geral da PRM disse que Moçambique espera receber da contraparte sul-africana os resultados das investigações ao caso, até 01 de julho.

"Recebemos as mensagens de condolências, mas não é suficiente para estarmos elucidados sobre as causas do incidente. A nossa preocupação é grande, sobretudo por envolver mortes", declarou Bernardino Rafael.

Os corpos dos dois agentes foram encontrados na Ponta do Ouro, na parte moçambicana, e, segundo o diário O País, que cita fontes locais, suspeita-se que tenham sido baleados por três militares sul-africanos após uma discussão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório