Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"A solidariedade do povo português foi extraordinária"

O antigo chefe de Estado de Timor-Leste Xanana Gusmão foi o convidado desta noite da 'Grande Entrevista', na RTP 3, onde se referiu brevemente às relações com Portugal.

"A solidariedade do povo português foi extraordinária"

"Sentimos que a solidariedade do povo português foi extraordinária”, afirmou esta quarta-feira Xanana Gusmão, na antena da RTP3, quando questionado sobre as relações de Portugal com Timor-Leste.

O antigo chefe de Estado admitiu que, “inicialmente”, questionaram “porque é que [Portugal] abandonou” Timor mas, sublinhou, passou-se do “25 de Abril para uma era muito mais folgada da política portuguesa”, comentou.

“Contudo, nunca esquecemos que estava ali. Sempre olhamos para o facto de as Nações Unidas reconhecerem Portugal como uma potência administrante”, afirmou, referindo-se à resolução que condenava também a ocupação indonésia, que ainda se manteve por mais de duas décadas.

Recorde-se que Xanana Gusmão esteve esta quarta-feira na apresentação do livro 'Passar dos Limites - A História Secreta da Austrália no Mar de Timor', da escritora australiana Kim McGrath, em Lisboa. O livro, hoje editado em português, cerca de dois anos depois do lançamento da versão original, na Austrália, resultou da análise de McGrath "aos milhares de documentos dos Arquivos Nacionais da Austrália", abordando a ação daquele país insular em território timorense nos últimos 50 anos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu Xanana Gusmão esta terça-feira, no Palácio de Belém, à frente de uma delegação do g7+.

O g7+ é uma organização intergovernamental que reúne Estados frágeis, países que enfrentam conflitos ativos ou que têm experiência recente de conflito e fragilidade, criado em 2010 por iniciativa de Timor-Leste e que tem o seu secretariado sediado em Díli. Este grupo vai realizar o seu quinto encontro ministerial, esta quarta e na quinta-feira, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório