Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Companhia ferroviária holandesa vai indemnizar vítimas do Holocausto

A NS vai pagar dezenas de milhões de euros a sobreviventes e aos familiares de vítimas. A empresa faturou milhões ao transportar mais de 100 mil judeus para um campo de transição na Holanda.

Companhia ferroviária holandesa vai indemnizar vítimas do Holocausto
Notícias ao Minuto

21:11 - 26/06/19 por Fábio Nunes

Mundo Holocausto

A empresa estatal ferroviária holandesa, a NS, vai indemnizar em dezenas de milhões de euros os sobreviventes e os familiares das vítimas do Holocausto, de acordo com a BBC. A companhia ferroviária transportou cerca de 107 mil judeus para o campo de transição de Westerbork, na Holanda. Depois eram transportados deste campo principalmente para campos de extermínio nazis como o de Auschwitz e de Sobibor.

Dos 107 mil judeus apenas cinco mil sobreviveram. A NS ganhou muito dinheiro com o transporte de judeus, o equivalente a milhões de euros atualmente.

A empresa considerou que estas deportações foram uma “página negra” na sua história e em 2005 pediu desculpas publicamente pelo papel que desempenhou ao ajudar os invasores nazis durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, só criou uma comissão para decidir quanto deveria pagar em novembro do ano passado.

“Estima-se que milhares de pessoas estão elegíveis para esta indemnização, incluindo cerca de 500 sobreviventes”, constatou a NS num comunicado. Cada sobrevivente vai ter direito a uma indemnização de 15 mil euros, enquanto que os familiares de vítimas vão receber entre cinco a sete mil euros de indemnização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório