Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

China quer acordo comercial porque tem economia enfraquecida, diz Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que a China quer fazer um acordo comercial com os Estados Unidos porque a sua economia está a enfraquecer.

China quer acordo comercial porque tem economia enfraquecida, diz Trump
Notícias ao Minuto

15:41 - 26/06/19 por Lusa

Mundo EUA

"A economia da China entrou em colapso, eles querem um acordo", disse Trump em entrevista à Fox Business News, a poucos dias de se encontrar com o seu homólogo chinês Xi Jinping, à margem da cimeira do G20, no Japão.

Trump afirmou também que o Vietname está "pior" do que a China em termos de comércio, numa referência ao facto de muitas empresas americanas terem transferido as suas fábricas da China para o Vietname para contornar os impostos.

No início de maio, Donald Trump acusou Pequim de não cumprir promessas feitas durante as negociações comerciais e anunciou subitamente um aumento de 10 para 25% nas taxas alfandegárias de vários produtos.

As importações em causa representam um valor anual de 200 mil milhões de dólares (cerca de 175 mil milhões de euros).

Pequim rejeitou a acusação e respondeu à decisão de Trump, aumentando também, a partir de junho, as taxas sobre produtos com origem nos EUA no valor de 60 mil milhões de dólares (cerca de 53 mil milhões de euros).

A administração Trump ameaçou então impor taxas sobre as restantes importações da China -- num total de 300 mil milhões de dólares, mas acabou por recuar.

Na mesma entrevista, Donald Trump acusou a Alemanha de ser um "fracasso" como parceiro e de se aproveitar dos Estados Unidos dando péssimas recompensas.

"A Alemanha está a pagar milhões e milhões de dólares à Rússia por energia, mas nós temos na mesma de proteger a Alemanha", disse.

Entre as críticas que lançou durante a entrevista, Donald Trump acusou ainda a rede social Twitter de o censurar para favorecer a Esquerda.

O Twitter "impede que as pessoas me sigam, por isso tenho muito mais dificuldades em transmitir a minha mensagem", afirmou acusando os responsáveis da rede social de serem "completamente parciais" a favor dos democratas.

Trump também acusou a Google de falsificar os resultados do seu mecanismo de busca em benefício dos democratas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório