Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Onda de calor já chegou. Assim se refrescam (alguns) europeus

Portugal parece não estar incluído no mapa desta onda de calor que está a atingir a Europa.

Notícias ao Minuto

10:30 - 26/06/19 por Andrea Pinto

Mundo Temperaturas

Por cá, o sol teima em não aparecer e muitos são os portugueses com dificuldades em conseguir arrumar as roupas de inverno e calçar (finalmente) os chinelos.

Porém, um pouco por toda a Europa, a situação é a oposta. Desde segunda-feira, que várias cidades da Europa têm sido invadidas por uma vaga de calor que em muitos países é até considerada inexplicável.

A vaga de calor tem origem no deserto do Saara e está associado ao aquecimento global e a gases com efeito de estufa, referem os cientistas consultados pela agência de notícias francesa AFP.

O alerta de calor foi levantado pelo instituto meteorológico francês no nível 'laranja' (o segundo mais alto de uma escala de quatro) em Paris, cidade de onde aliás nos chegam imagens de como os franceses estão a tentar lidar com o calor, nos canais das cidades.

Mas não é a única cidade a ter dificuldades em lidar com as altas temperaturas. Também em Nice, Roma, Berlim nos chegam imagens que provam que qualquer fonte de água serve para atenuar o calor.

Veja as imagens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório