Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Missão cumprida. Frida, a famosa cadela de resgate reformou-se

A patuda da divisão canina da marinha mexicana salvou a vida a 12 pessoas em nove anos de serviço. Saltou para a fama global e tornou-se símbolo de esperança após o sismo que atingiu o México em 2017.

Missão cumprida. Frida, a famosa cadela de resgate reformou-se
Notícias ao Minuto

16:41 - 25/06/19 por Fábio Nunes

Mundo Animais

Esta segunda-feira foi o último dia em que Frida se apresentou ao serviço e a marinha mexicana organizou uma cerimónia para homenagear a cadela que fazia parte da sua divisão canina e que se tornou um símbolo do país.

Segundo a BBC, ao longo dos seus nove anos de serviço a cadela de raça labrador participou em 53 operações de resgate, não só no México. Frida também esteve em operações no Haiti, Guatemala e Equador.

A marinha mexicana revela que a cadela salvou a vida de 12 pessoas e ajudou a localizar mais de 40 corpos. “O seu latido sempre deu esperança e em momentos de dor e incerteza ela trouxe alívio”, disse Eduardo Redondo, secretário adjunto da marinha.

Em 2017, a cadela tornou-se num farol de esperança para muitos mexicanos. A capital do país, a Cidade do México, foi atingida por um forte sismo de 7,1 na escala de richter. Mais de 300 pessoas perderam a vida, vários edifícios foram destruídos e sobressaíram as imagens de Frida, com as suas botas e óculos de proteção, no meio dos destroços à procura de sobreviventes.

Pelo México não faltam murais que retratam e homenageiam a cadela e em Puebla até foi erigida uma estátua de bronze de Frida e do seu tratador.

Notícias ao MinutoFrida numa operação de resgate após o sismo na Cidade do México em 2017© Reuters

Agora aos 10 anos de idade, chegou a altura de deixar o serviço. Mas a labrador ainda pode ter um papel importante a desempenhar. Embora ainda não esteja confirmado, poderá mudar-se para uma zona rural do México e ajudar a treinar a próxima geração de cães de resgate.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório