Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cooperação China/África fortalece países em desenvolvimento

O Presidente chinês, Xi Jinping, defendeu hoje que a cooperação entre China e África fortalece os países em desenvolvimento, erguendo um novo tipo de relações internacionais, e encorajou os líderes africanos a avançarem com a iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota'.

Cooperação China/África fortalece países em desenvolvimento
Notícias ao Minuto

09:55 - 25/06/19 por Lusa

Mundo Xi Jinping

Na mensagem que abriu um encontro, em Pequim, entre vários líderes africanos, dedicado à implementação das ações definidas no Fórum China-África do ano passado, Xi lembrou que o mundo atravessa "profundas mudanças, não vistas em um século", e que a ascensão dos países em desenvolvimento atravessa um momento forte.

Xi considerou o fórum, que em setembro passado reuniu, em Pequim, dezenas de chefes de Estado e de Governo africanos, um "sucesso" e um "marco na história das relações" entre a China e África.

O Presidente chinês lembrou que os líderes chineses e africanos decidiram por "unanimidade" avançar com a construção conjunta da iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota'.

Lançado em 2013 por Xi Jinping, o projeto inclui aeroportos, centrais elétricas ou zonas de comércio livre, visando dinamizar regiões pouco integradas na economia global.

Bancos e outras instituições chinesas estão a conceder enormes empréstimos para projetos lançados no quadro da iniciativa, que inclui ainda uma malha ferroviária e autoestradas, a ligar a região oeste da China à Europa e Oceano Índico, cruzando Rússia e Ásia Central, e uma rede de portos em África e no Mediterrâneo, que reforçarão as ligações marítimas do próspero litoral chinês.

Durante a cimeira realizada no ano passado, Xi Jinping anunciou 60 mil milhões de dólares (51 mil milhões de euros) em assistência e empréstimos para países africanos.

"Fico feliz em ver que a China e o lado africano trabalharam juntos para impulsionar (...) as ações definidas durante o fórum em Pequim", disse.

Representantes de dezenas de países africanos participaram hoje na Reunião de Coordenação para Implementação das Ações Definidas na Cimeira de Pequim do Fórum China/África.

O país asiático tornou-se, em 2009, o maior parceiro comercial de África.

Segundo as estatísticas chinesas, em 2018, o comércio China-África somou 204 mil milhões de dólares, um crescimento homólogo de 20%.

O país asiático é, por exemplo, o maior cliente do petróleo angolano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório