Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

México: Leilão de imóveis de narcotraficantes financia comunidades pobres

Apenas nove das 27 propriedades que foram a leilão foram vendidas, o que permitiu um encaixe de 2,6 milhões de euros ao governo mexicano.

México: Leilão de imóveis de narcotraficantes financia comunidades pobres
Notícias ao Minuto

20:14 - 24/06/19 por Fábio Nunes

Mundo México

Residências de luxo apreendidas pelas autoridades mexicanas na sequência do combate ao narcotráfico foram leiloadas na Cidade do México. A BBC adianta que nem todos os imóveis, que pertenceram a líderes de cartéis de droga do México, foram vendidos.

Das 27 propriedades que foram a leilão apenas nove foram vendidas, tendo rendido aos cofres do governo mexicano 56,6 milhões de pesos (cerca de 2,6 milhões de euros). As autoridades esperavam encaixar 167 milhões de pesos (7,6 milhões de euros).

Entre os imóveis que foram a leilão constam um rancho, um apartamento onde o líder de um cartel foi assassinado e várias casas com piscina.

O dinheiro que resulta deste e de outros leilões vai ser canalizado para as comunidades pobres e que são mais afetadas pela violência do narcotráfico.

O presidente do México, Andres Manuel López Obrador, já disse que o dinheiro vai ajudar comunidades do estado de Guerrero, um dos estados mexicanos mais atingidos pelas disputas entre os cartéis de droga.

Nos próximos meses serão realizados mais leilões de bens apreendidos a narcotraficantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório