A polícia belga deteve um homem suspeito de planear um ataque terrorista contra a embaixada dos Estados Unidos em Bruxelas, avança a Reuters.
A informação foi revelada esta segunda-feira pela procuradoria-geral belga, através de comunicado, mas a detenção ocorreu no sábado, executada pela célula antiterrorista da polícia federal belga no centro de Bruxelas.
O homem, que é apenas identificado pelas iniciais, M.G., terá cerca de 40 anos, é de nacionalidade belga e nega todas as acusações. Foi esta segunda-feira ouvido por um juiz de instrução, que decretou a sua prisão preventiva.
As autoridades afirmam, porém, que tinham "indicações" que apontavam para a preparação de um ataque, não podendo, nesta fase, ser reveladas mais informações por forma a proteger a investigação que ainda decorre.
Recorde-se que a Bélgica, que é sede das instituições europeias e também da NATO, foi alvo de um duplo atentado terrorista, em 22 de março de 2016, no aeroporto internacional de Zaventem e na estação de metro de Maalbeek, que provocou 32 mortos e centenas de feridos.
[Notícia atualizada às 15h37]