Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

COI assinala 125.º aniversário com inauguração de nova sede em Lausana

O Comité Olímpico Internacional (COI) assinalou hoje o 125.ª aniversário com a inauguração da nova sede, na cidade suíça de Lausana, num evento que juntou antigos atletas, como a romena Nadia Comaneci e queniano Kip Keino.

COI assinala 125.º aniversário com inauguração de nova sede em Lausana
Notícias ao Minuto

15:11 - 23/06/19 por Lusa

Mundo Suíça

A chamada 'Casa Olímpica' fica situada nas margens do Lago de Genebra e pretende unificar os cinco escritórios que o COI tinha espalhados pela cidade helvética.

A construção do edifício foi efetuada durante três anos e terá custado cerca de 150 milhões de dólares (perto de 131 milhões de euros).

"É um passo necessário para a evolução da nossa organização. A nova sede é eficiente e sustentável a nível energético, ambiental e económico. Os ideais olímpicos da paz continuam vivos e são mais necessários do que nunca", disse o espanhol Juan Antonio Samaranch Salisachs, vice-presidente do COI.

Durante a inauguração da nova sede, foi recordado que os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, foram os primeiros a serem transmitidos por rádio e que os Jogos de Berlim1936 já incluíram imagens de televisão.

A festa dos 125 anos do COI juntou grandes nomes da história do desporto, como a romena Nadia Comaneci, o queniano Kip Keino, o dinamarquês Wilson Kipketer e o marroquino Hicham el Guerrouj.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório