Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

EUA fizeram série de ciberataques contra sistemas de mísseis iranianos

Os Estados Unidos realizaram esta semana uma série de ciberataques contra sistemas de lançamento de mísseis e uma rede de espionagem iranianos, depois de Teerão ter destruído um drone norte-americano, anunciaram no sábado meios de comunicação americanos.

EUA fizeram série de ciberataques contra sistemas de mísseis iranianos
Notícias ao Minuto

07:06 - 23/06/19 por Lusa

Mundo EUA/Irão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anulou à última hora ataques aéreos programados contra o Irão, depois da destruição de um drone de vigilância a 20 de junho, mas autorizou secretamente represálias em forma de ataques cibernéticos contra os sistemas de defesa iranianos, revelaram o portal Yahoo! News e o diário Wasghinton Post.

De acordo com o Washington Post, um dos ataques tinha como alvo os computadores que controlam os lançamentos de mísseis e foguetes. Já segundo o Yahoo! News, o outro ataque informático danificou uma rede de espionagem responsável por vigiar a passagem de navios no estreito de Ormuz, no sul do Irão.

Segundo o Washington Post, os ciberataques foram planeados durante semanas e foram inicialmente propostos pelos militares americanos como resposta aos ataques contra os petroleiros no estreito de Ormuz e pelos quais Trump responsabilizou o Irão.

Questionado pela agência France-Presse, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, recusou-se a comentar.

Em 2010, em plena crise sobre o programa nuclear iraniano, Teerão acusou os Estados Unidos e Israel de terem criado o vírus informático 'Stuxnet', que infetou vários milhares de computadores e bloqueou as centrifugadoras usadas no enriquecimento do urânio.

Donald Trump anunciou no sábado novas sanções contra o Irão, a partir de segunda-feira, com o governo de Teerão a avisar que ao mínimo ataque contra o seu território haveria consequências devastadoras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório