Itália resgata um dos 43 migrantes que esperam há dias para desembarcar

As autoridades italianas retiraram hoje um dos 43 migrantes que esperam há 10 dias num navio que algum país europeu autorize o seu desembarque, tendo a operação decorrido por problemas de saúde do indivíduo.

ONG pede a Espanha para desembarcar uma mulher e dois mortos

© Reuters

Lusa
22/06/2019 16:52 ‧ 22/06/2019 por Lusa

Mundo

Migrantes

O homem foi retirado pela guarda costeira italiana durante a noite por ter piorado o seu estado de saúde, informou hoje nas redes sociais a organização não-governamental alemã Sea Watch.

"Os migrantes estão a bordo há 10 dias", lamentou a organização.

A UNICEF Itália manifestou nas redes sociais a sua "profunda preocupação por três menores não acompanhados" e por todos os migrantes que estão bloqueados na embarcação Sea Watch 3, pedindo a intervenção da União Europeia (UE) no sentido de encontrar um porto seguro para estas pessoas.

Os migrantes foram resgatados perto da costa da Líbia no passado dia 12 de junho. Inicialmente eram 53, incluindo nove mulheres duas crianças pequenas, três menores não acompanhados e 39 homens.

Três dias depois, as autoridades italianas realizaram uma inspeção sanitária a bordo e decidiram retirar 10 pessoas por motivos médicos.

O navio está em águas internacionais em frente à ilha de Lampedusa. O Governo italiano aprovou, recentemente, um decreto-lei que contempla multas até 50.000 euros para embarcações de organizações humanitárias que entrem em águas territoriais sem autorização.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas