Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Datas importantes e semanas iniciais do próximo primeiro-ministro

Selecionados os dois finalistas para suceder a Theresa May, começa hoje o processo de escolha entre Boris Johnson e Jeremy Hunt para novo líder do partido Conservador e, consequentemente, como próximo primeiro-ministro britânico.

Datas importantes e semanas iniciais do próximo primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

08:28 - 22/06/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

Estão habilitados a votar cerca de 160 mil membros que aderiram ao partido do governo há pelo menos três meses, num processo que vai prolongar-se por mais quatro semanas, destacando-se algumas datas importantes nos próximos meses.

22 de junho - O primeiro dos 16 comícios-debate para militantes entre os dois candidatos realiza-se em Birmingham, seguindo-se eventos semelhantes em outras partes do país. Johnson e Hunt começam por fazer um pequeno discurso para o público, seguido por perguntas do apresentador e da audiência.

6 a 8 de julho - Início do envio postal dos boletins de voto, que os militantes terão de preencher e enviar de volta por correio até 21 de julho.

9 de julho - Debate televisivo entre os dois finalistas, transmitido pela estação pública ITV e conduzido pela jornalista Julie Etchingham. Esperam-se mais debates televisivos nas semanas seguintes.

17 de julho - Último dos comícios-debate com militantes do partido Conservador, a realizar em Londres.

22 de julho - Funcionários do partido começam a contar os boletins de voto recebidos para declarar o vencedor, num dia por determinar durante a mesma semana. Nessa altura, a primeira-ministra britânica, Theresa May, apresentará a demissão à rainha Isabel II, que convocará de seguida o novo líder do partido ao palácio de Buckingham para pedir que forme governo.

24 de julho: Sessão semanal de perguntas dos deputados ao chefe do governo, que poderá ser ou a última de Theresa May ou a estreia do sucessor.

25 de julho - O parlamento britânico tem previsto suspender os trabalhos para as férias do verão durante cinco semanas, até 3 de setembro.

29 de setembro a 2 outubro - Congresso anual do partido Conservador em Manchester, encerrado habitualmente com um discurso do líder.

17, 18 de outubro - Conselho Europeu em Bruxelas, no qual o novo primeiro-ministro britânico deverá participar se o Reino Unido ainda for membro da União Europeia.

31 de outubro - Prazo para a conclusão do processo do Brexit e garantir uma saída ordenada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório