Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Estátua de São Jorge recupera dignidade após restauro desastroso

A peça do século XVI esteve sob o cuidado de restauradores um ano para que fosse possível reverter os danos.

Estátua de São Jorge recupera dignidade após restauro desastroso
Notícias ao Minuto

21:57 - 21/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Depois de um ano de exílio e centenas de horas de trabalho, a estátua de São Jorge e o dragão, datada do século XVI, exposta na cidade espanhola de Navarra, voltou ao seu aspeto normal. 

Durante o verão passado, a Igreja de São Miguel tornou-se a mais recente atração religiosa a ser vítima de um restauro bem intencionado, mas desastroso. Uma artista local, a pedido do pároco da igreja, tentou restaurar a figura mas nem tudo correu como planeado. 

O santo acabou por ficar com uma cara rosada, a parecer ter feito um rejuvenescimento facial via cirurgia plástica,  com uma armadura que poderia fazer lembrar a personagem animada Tintin e com um cavalo de outra cor.

No entanto, conta o El País, agora já foi possível devolver-lhe o aspeto mais próximo daquele que tinha antes. Carlos Martínez Álava, o diretor do departamento de património histórico de Navarra, referiu que a última intervenção terminou há duas semanas  e que será posta no seu lugar dentro da igreja nos próximos dias.

"Do ponto de vista didático foi um exemplo muito útil do que são as más práticas", explicou, acrescentando que "o caso ajudou à tomada de consciência de um trabalho, o que fará com que os párocos estejam mais atentos e que a sociedade entenda que há coisas que não se podem fazer".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório