Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Urso polar de olhos lacrimejantes já foi resgatado. Correu risco de vida

O urso polar já está a receber tratamento e a ser alimentado.

Urso polar de olhos lacrimejantes já foi resgatado. Correu risco de vida
Notícias ao Minuto

17:26 - 21/06/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Ártico

O urso polar que, esta semana, surgiu numa cidade no norte da Rússia, a centenas de quilómetros do seu habitat natural, no Ártico, já foi levado para um jardim zoológico na cidade siberiana de Krasnoyarsk para tratamento. 

A fêmea de dois anos, recorde-se, surgiu na cidade, de olhos lacrimejantes, faminta, exausta e com as patas cobertas de lama. 

Para saciar a fome, a fêmea de urso polar procurou alimento junto de um amontoado de lixo, em Norilsk. O seu estado agravou-se de tal forma que as autoridades, em comunicado enviado à imprensa internacional, chegaram mesmo a afirmar que o animal corria risco de vida. 

Feito o resgate, o urso polar "já está a receber tratamento e a ser alimentado com comida saudável", revelou fonte próxima da empresa responsável pelo resgate à Reuters. 

Saliente-se que, de acordo com os especialistas na matéria, as alterações climáticas têm sido responsáveis por provocar o degelo de habitats como os dos ursos polares, forçando-os a percorrerem longas distâncias em buscas de comida. 

Até ao momento ainda não resulta claro como o animal chegou a Norilsk, mas Oleg Krashevsky, um especialista em vida selvagem local que viu o urso polar, considerou que é possível que este simplesmente tenha se perdido. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório