Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Tusk inicia hoje nova ronda de negociações para cargos de topo da UE

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, vai hoje recomeçar as negociações com vista a chegar a um acordo sobre os cargos de topo da União Europeia (UE), reunindo-se com os líderes dos grupos parlamentares do Parlamento Europeu (PE).

Tusk inicia hoje nova ronda de negociações para cargos de topo da UE
Notícias ao Minuto

12:55 - 21/06/19 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

"Vou consultar a nova constelação dos líderes europeus e também o Parlamento Europeu (PE), começo por falar ainda hoje com os líderes dos grupos políticos do PE, e parece-me que este é o melhor processo", disse Tusk, em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.

Questionado sobre a transparência do processo de nomeação dos titulares dos mais altos cargos da UE, Tusk salientou considerar, por vezes, "que o processo é demasiado transparente para ser produtivo".

"Parece que a opinião pública sabe mais sobre os presumíveis candidatos do que eu, o que significa que a transparência está a um nível mesmo muito alto", disse.

Os líderes UE falharam o objetivo, após negociações que se arrastaram pela noite dentro, de chegar a um acordo sobre as nomeações para os cargos de topo das instituições, tendo sido agendada nova cimeira para 30 de junho.

Além da presidência do Parlamento Europeu, estão em jogo as presidências da Comissão Europeia -- o cargo mais cobiçado -, do Conselho Europeu, do Banco Central Europeu e ainda o cargo de Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da UE.

O objetivo é chegar-se a um acordo antes da primeira sessão plenária no Parlamento Europeu, que decorre entre 2 e 4 de julho, em Estrasburgo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório