Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

TV iraniana divulga imagens de destroços do 'drone' dos EUA abatido

A televisão estatal iraniana divulgou hoje imagens do que apresentou como os destroços do avião não tripulado ('drone') da Marinha dos Estados Unidos abatido na véspera pelo Irão.

TV iraniana divulga imagens de destroços do 'drone' dos EUA abatido
Notícias ao Minuto

12:51 - 21/06/19 por Lusa

Mundo Conflito

O canal IRIB 1 apresentou uma curta sequência com um jornalista interrogando o general Amirali Hajizadeh, comandante do ramo aeroespacial dos Guardiães da Revolução, que disse que o Irão alertou várias vezes o avião não tripulado de vigilância norte-americano antes de lançar um míssil contra ele.

"Infelizmente, como não responderam (...) e não se desviaram da sua trajetória (...) fomos obrigados a abatê-lo", adiantou Hajizadeh.

O general, que falava diante de destroços alinhados por terra ou em expositores, adiantou que outras partes do 'drone' se tinham afundado.

"Os destroços flutuavam, recuperamo-los à superfície nas nossas águas territoriais", declarou o general.

Segundo a televisão, as imagens foram filmadas numa "base" dos Guardiães da Revolução, tropa de elite da República Islâmica, cuja localização não foi precisada.

Washington afirma que o 'drone' foi abatido no espaço aéreo internacional e, segundo alguns media norte-americanos, os Estados Unidos prepararam um ataque militar contra o Irão em retaliação, operação que foi cancelada repentinamente a algumas horas de começar.

Os Negócios Estrangeiros iranianos voltaram hoje à carga indicando dispor de "provas irrefutáveis" de que o 'drone' Global Hawk violou espaço aéreo iraniano.

Numa chamada telefónica "de emergência", o vice-chefe da diplomacia, Abbas Araghchi, passou uma mensagem a Washington através do embaixador da Suíça em Teerão, que representa os interesses norte-americanos no país devido à ausência de relações diplomáticas entre Teerão e Washington desde 1980.

O Irão "não procura a guerra", mas defenderá "resolutamente o seu território contra qualquer agressão", disse Araghchi segundo um comunicado.

Na quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, disse que Teerão pretende levar o caso do 'drone' "perante a ONU" para demonstrar que "os Estados Unidos mentem" e que Washington atacou a República Islâmica, dado que o avião se encontrava no espaço aéreo iraniano.

O incidente ocorreu num contexto de crescente tensão entre os dois países e depois de, na passada quinta-feira, dois petroleiros, um norueguês e um japonês, terem sido alvo de ataques no estreito de Ormuz, área considerada como vital para o tráfego mundial de petróleo.

Mostra o sério risco de conflito entre os Estados Unidos e o Irão, cuja escalada tem aumentado a preocupação de que cada um dos lados possa fazer um erro de cálculo que leve à guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório